Qual a verdadeira proposta do Prá Escambá?

Olá Pessoal! É com um pouco de tristeza que venho aqui comunicar algumas coisas. Quando criei o Prá Escambá, criei como uma proposta de criar outros espaços de relações. Espaços esses em que as pessoas pudessem compartilhar suas coisas com o coração. Que as pessoas aprendessem a ver o Outro como um ser que também tem necessidades que podem ser satisfeitas com o que temos guardado e não estamos utilizando. O Prá Escambá surge como uma resistência a um mundo capitalista que se restringe ao “Quanto custa?” e aos interesses individualistas. Mais do que trocar objetos, a idéia do Prá Escambá surgiu para trocar afetos e criar amizades. Uma proposta de nos relacionarmos com as pessoas a nossa volta, reconhecendo as necessidades delas! E muitas amizades tem surgido a partir dessa proposta. Muitas trocas e encontros tem acontecido!

Em nenhum momento quis colocar autoria no Prá Escambá, porque penso que uma idéia como essa precisa ser de todos e apropriada por todos.

 Mas infelizmente nem todos estão com os mesmos olhos e coração para essa idéia. No decorrer das feiras e encontros, surgiram muitas pessoas com interesses políticos partidários ou interesses de satisfação individualista. Pessoas que apareceram para trocar no intuito de tirar vantagens, ou se promoverem através de reportagens em cima da proposta. O Prá Escambá nunca teve isso como proposta.

 Convido àqueles que querem institucionalizar a proposta, que desejam promover-se  de forma político partidária entre outros desejos mesquinhos que se retirem do Prá Escambá e criem seus mecanismos de egoísmos.

 Infelizmente estamos em um mundo em que o individualismo e a mesquinhez ainda estão no coração de muita gente. Pessoas, essas, que cedo ou tarde vão se deparar com o resultado desse individualismo e mesquinhez. E enquanto esses não aprendem e não estão dispostos a se transformar, vamos continuar construindo a proposta do Escambo como alternativa a esses outros modos violentos e bobos que alguns ainda não superaram. Convido a todos que acreditam no Amor, na Partilha (para além de partido e institucionalizações) que venham Escambar. Vamos trocar afetos, fazer amizades e criar outros modos de relações – em que o Outro – nos seja tão valioso quanto nós mesmos. É nisso que acredito e para isso que criei o Prá Escambá!

 Samantha Torres

Anúncios

4 respostas em “Qual a verdadeira proposta do Prá Escambá?

  1. Essas pessoas oportunistas, infelizmente, aparecem por todo lugar. Às vezes, por acreditarmos muito nos outros, tomamos posições ingénuas e é aí que essas pessoas aproveitam para tirar vantagem. Mas, depois do baque, acabamos ficando “vacinados” contra essa situação e aí é tocar para frente.

    Espero que o Prá Escambá continue firme e forte. Aqui em Curitiba as coisas estão tomando mais forma. Contactamos outras pessoas e em breve sairá uma outra feira, dessa vez maior.

    Mantemos contato!
    Luisa

    • Obrigada Luisa pelo apoio e a parceria de vocês ai de Curitiba ^^ Espero um dia a gente poder fazer uma feira juntos. Fico muito feliz que ai em Curitiba vocês estão tocando também as trocas como alternativa a esse capitalismo que nos consome. É graças as pessoas que tem fé e ação na transformação é que me dá força de continuar!!! Muitas trocas para todos nós!!!

    • Brigada Cristiane de saber que mesmo distante você está junto de nós. Pretendo ano que vem ir morar em MG e derrepente será uma oportunidade de fazermos umas feiras ai também. Mas enquanto isso, se caso uma hora tu tiver tempo e parceiros para organizar uma feira ai pode contar com meu apoio em divulgação e edição gráfica de folder ^^

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s